A redução de custos com TI é uma das estratégias das empresas para conseguirem elevar lucros e garantir a competitividade no mercado.
Uma pesquisa da CIO Magazine mostrou que empresas menores gastam cerca de 6,9% de sua receita em custos de infraestrutura de TI.
Por outro lado, as médias empresas investem, em média, 4,1%, enquanto as grandes empresas gastam 3,2% com TI.
No entanto, altos custos com infraestrutura de TI não significam, necessariamente, um desempenho superior.
Sendo assim, é possível, com base em algumas ações, reduzir despesas e ainda manter eficiência e o nível de qualidade dos produtos/serviços.
Como reduzir custos com TI?
Existem várias formas viáveis de reduzir significativamente os custos de TI em sua empresa.
Em primeiro lugar, o essencial é avaliar o budget disponível para investimentos e identificar maneiras de cortar despesas.
Depois, cabe também determinar quais áreas permitem consolidar custos e quais exigem mais atenção.
Então, separamos abaixo algumas estratégias de otimização de custos que ainda podem levar sua empresa a um caminho de sucesso!
Virtualização e migração para nuvem
A virtualização leva a economias significativas, pois este processo substitui o hardware físico por infraestrutura virtual.
Também chamada de serviços em nuvem, uma das vantagens em relação à infraestrutura tradicional é a capacidade de maximizar o uso de recursos do servidor.
Isso significa que as empresas não precisam mais depender de servidores físicos, que custam mais caro e não garantem disponibilidade e acesso total.
Portanto, as corporações podem mudar para ambientes virtuais a fim de diminuir gastos, ganhando mais flexibilidade nas operações de TI.
Automação de Processos
Por que manter custos com capital humano em tarefas que podem ser automatizadas facilmente?
Essa é uma questão que os gestores devem analisar, promovendo as mudanças necessárias dentro da organização.
Com o uso da automação de processos, gestores e líderes conseguem focar apenas em processos e fatores críticos de entrega de valor ao cliente.
Terceirização de serviços de segurança
Contratar soluções de proteção contra ameaças de segurança de rede pode ser algo benéfico para as empresas.
Afinal, os hackers estão cada vez mais habilidosos e as corporações precisam se defender contra novas ameaças cibernéticas.
Ao mesmo tempo, os sistemas gerenciados por empresas terceirizadas são uma alternativa econômica frente à implementação de equipes e sistemas internos de segurança.
Terceirização de serviços de TI e gestão de telecom
A terceirização é outro método para reduzir os custos de infraestrutura de TI e de gestão de telecom.
De acordo com uma pesquisa feita em 2016 pela Deloitte, 72% das empresas terceirizaram suas equipes de TI. Além disso, mais 31% dos entrevistados na pesquisa desejavam terceirizar ainda mais.
Na maioria dos casos, a terceirização em TI e Gestão de Telecom é uma forma concreta de mitigar custos operacionais, mas sem diminuir a qualidade nas entregas.
Pensando em adotar a terceirização de TI e Telecom em sua empresa? Fale com a BTB Soluções, empresa especialista em gestão de voz e dados.